Desafio da Educação
Durante as discussões no módulo "Bases Teóricas para Docência em Ambientes Virtuais" tivemos a oportunidade de perceber nossas construções a respeito da Teoria de Jean Piaget, criador da epistemologia genética. Ele investigou, de modo experimental, as hipóteses teóricas e abstratas sobre o conhecimento durante todo o processo de desenvolvimento. Piaget procurou trabalhar com as crianças com situações concretas, fato que permitiu a ele ilustrar reconstruções simbólicas de ações sensório-motoras a partir de experiências cotidianas. Piaget provou que a criança passa por diferentes estágios, desde o seu nascimento, e que cada estágio sempre prepara o próximo. Diz, ele em Biologie et connaissance (1967) que esse "trabalho não consistiu apenas em identificar 'condutas' observáveis, mas sim em captar indícios de transformações sucessivas na construção do próprio funcionamento das estruturas mentais, cujos 'sintomas' (...) se refletem nas ações que visam o conhecimento do mundo, seja na vida infantil, seja na adolescência ou na vida adulta". Ainda sobre as estruturas mentais ressalta que "essas estruturas estejam integradas de tal modo que cada uma seja preparada pela precedente e se integre na seguinte".
Baseados nos estudos de Piaget precisamos valorizar a cultura lúdica das crianças, tanto em casa como nas nossas escolas, propiciando assim um desenvolvimento rico em experimentação, pois o papel da escola hoje não é estocar conhecimento, mas sim construir estruturas que ampliem a capacidade de aprender.
Referência: Revista Viver mente&cérebro. Coleção Memória da Pedagogia-1
2 Comments:
Olá!
Diria que além de "valorizar a cultura lúdica das crianças" temos também que valorizar a do adolescente. Pois ambos precisam da experimentação.
Boa semana!
Beijos
Aline
segunda-feira, agosto 14, 2006
Olá Denise!
Como estão as coisas?
Qualquer dificuldade, entre em contato.
Bom final de semana1
Beijos
Aline
sexta-feira, agosto 25, 2006
Postar um comentário
<< Home